segunda-feira, 2 de julho de 2012

Wi-Fi : transmissão 2,5 terabits por segundo


A possibilidade de se conectar à internet totalmente livre de fios é puro amor! Agora, o que você me diria de uma rede Wi-Fi que é capaz de transmitir dados a uma irrisória velocidade de 2,5 TERABITS POR SEGUNDO!? Isso mesmo! Em termos práticos, ela é capaz de transferir 7 filmes completos em Blu-Ray por segundo! Muita coisa! Pensa que essa monstruosidade é mera utopia ou só será alcançada num futuro um tanto quanto distante? Bom, em parte, você está certo. E em outra, errado.
Cientistas norte-americanos e israelenses estão trabalhando numa maneira de melhorar ainda mais a transmissão de dados por uma rede sem fios. E, após muita pesquisa e tentativas, eles conseguiram montar a rede a qual mencionei acima, que suporta essa velocidade absurda de transmissão. É bem verdade que essa velocidade só foi conseguida numa distância de apenas 1 metro. Muito pouco, mas eles pretendem aumentar o alcance para até 1 quilômetro!
Até agora, os cientistas da Universidade do Sul da Califórnia, Laboratório de Propulsão a Jato da NASA e Universidade de Tel Aviv conseguiram formar apenas 8 vórtices juntos, com cada um deles operando a 300 Gbps. Juntos, eles alcançam o recorde impressionante de 2,5 Tbps. Como eu já mencionei, eles conseguiram transmitir dados a uma distância de apenas 1 metro, mas logo, logo eles aumentarão essa distância. Embora não haja uma data específica para que essa tecnologia seja usada em larga escala, já podemos pensar em vários usos para ela. Como um novo padrão Wi-Fi super rápido. Novos padrões de frequência e a união de várias redes mais lentas para formar apenas uma super rápida. Enquanto os pesquisadores não aprimoram a tecnologia, nos resta torcer para vermos essas mudanças e nos contentarmos com a nossa Wi-Fi de no máximo 300 Mbps.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual navegador voçê usar ?